sábado, 24 de maio de 2014

Violência doméstica – a estupefacção provocada por um estudo (e o famoso bispo do Porto)

No seu comentário aos textos da liturgia católica deste domingo, 25 de Maio, Vítor Gonçalves escreve sobre O Espírito da verdade. Na crónica, o autor recorda um poema de D. Hélder Câmara (que morreu há 15 anos) e termina a referir a sua estupefacção com os dados de um estudo sobre violência doméstica, onde se reflecte sobre o modo como as mulheres católicas vítimas de violência encaram a sua realidade. Uma reflexão pertinente, que pode ser lida na íntegra aqui.


Na crónica do DN de hoje, Anselmo Borges dedica o texto à memória de D. António Ferreira Gomes, o antigo bispo do Porto. Sob o título Ah, o famoso bispo do Porto!, escreve, a propósito do livro Cartas ao Papa:

Ousou entrar em questões melindrosas. Exemplos: dever-se-á reflectir sobre a confissão auricular – “Santo Agostinho nunca se confessou” – bem como repensar o processo de canonização dos santos; a reforma urgente da Cúria “será baldada se não incluir o desaparecimento da função cardinalícia”; o que se passou no caso do novo Estatuto do Opus Dei foi “um dos factos mais graves da História da Igreja” e dos mais infelizes.
O texto pode ser lido aqui na íntegra.


Sem comentários: