sábado, 24 de março de 2018

Músicas que falam com Deus (41): Cantos para uma Quaresma de renascimento



Este disco, apresentado há um ano num espectáculo em Trancoso e agora editado numa gravação de estúdio,  traz-nos a devoção religiosa popular e o “ciclo anual da natureza que renasce, se completa nas colheitas e adormece em cada Inverno, sublimado na Paixão de Jesus Cristo”, como escreve Domingos Morais no pequeno texto de apresentação do disco.
Mesmo se o tempo litúrgico da Quaresma está no fim e os cristãos entram, neste Domingo, na sua Semana Maior (excepção para os cristãos ortodoxos, que neste ano assinalam a Páscoa a 8 de Abril), estes cantos são intemporais, próprios para este tempo e para qualquer tempo em que se viva a dor e o sofrimento, a alegria e o júbilo.
Na recolha, que inclui mesmo três Aleluias, dominam as Beiras (e, nestas, a Beira Baixa, de onde provem metade das peças) e a profundidade das vozes e melodias, que nos remetem para o horizonte largo dos planaltos daquela região do país.
As músicas e os poemas bebem no mais fundo da tradição popular dessas regiões (e ainda do Alentejo e do Algarve, de onde provêm três músicas), mas a dupla de intérpretes recria várias das peças, com as vozes e os instrumentos, revestindo-as de uma nova intensidade. Isso é visível nas quatro encomendações das almas, mas também em temas como Com o grande peso da Cruz ou Martírios do Senhor. Uma bela descoberta, que pode ser aqui experimentada, escutando Nome de Mariae também no vídeo a seguir, onde se podem ver e ouvir excertos de algumas músicas do disco, gravados num espectáculo ao vivo, em Alcains. 


(texto redigido a partir do artigo que será publicado na revista Além-Mar, de Abril 2018)

Cantos da Quaresma
Intérpretes: César Prata e Sara Vidal; ed. Sons Vadios



Sem comentários: