quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Investigação revela 412 acusações de abuso sexual em igrejas Batistas nos EUA


Uma investigação do jornal norte-americano Star-Telegram apresenta 412 casos de alegada conduta sexual inadequada relativas a 187 igrejas evangélicas batistas, em 40 estados dos EUA. “Vejo uma cultura em que a autoridade pastoral é levada a um nível que vai para lá do que as escrituras ensinam”, afirmou Tim Heck, um ex-diácono na Igreja Batista da Fé, de Wilomar (Califórnia), cuja filha foi abusada pelo pastor. “Acho que os batistas perderam o seu rumo”, acrescentou. 
Heck é apenas uma entre as muitas pessoas que falaram ao jornal e que integram a longa reportagem, em quatro partes, com o título Espírito do Medo. 
Muitas das alegações envolvem homens cuja conduta já teria levantado suspeitas anteriormente mas sobre quem, até agora, as vítimas não teriam falado publicamente. Numa das partes da investigação são entrevistadas várias das vítimas, que dão a cara e descrevem o que sofreram, sob a capa do “culto” litúrgico das respetivas igrejas. 


Algumas das alegadas vítimas que deram a cara na reportagem do Star-Telegram

O problema dos abusos na comunidades da Igreja Batista, diz o jornal, já seria conhecido de muitos, mas poucos falavam dele, como também referem algumas vítimas. Por essa razão, várias das pessoas abusadas criaram uma página na internetdedicada apenas a revelar todos os abusadores que fazem parte daquela comunidade. 
A Igreja Batista é uma das muitas denominações do cristianismo evangélico. Sem autoridade central, os batistas reúnem-se em comunidades locais autónomas. As igrejas de determinada região organizam-se, depois, em convenções ou federações. Nos EUA, por exemplo, uma das federações mais importantes é a Southern Baptist Convention, que reúne 47.500 igrejas batistas em todo o país (além de mais 4500 missões, ou comunidades ainda não autónomas), num total de 15 milhões de pessoas (das quais um terço participará semanalmente num culto). 
A reportagem pode ser consultada aqui na íntegra

Sem comentários: