segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Depois da estreia em Madrid, Taizé regressa a Wrocław daqui a um ano

António Marujo, em Madrid


O irmão Alois, domingo à noite, em Madrid, anunciando o próximo encontro europeu de jovens
 em Wrocław: a cidade polaca acolherá a iniciativa pela terceira vez 
(foto reproduzida daqui

Depois da experiência inédita de Madrid, em 2019 será a vez de uma cidade repetente: Wrocław (Breslau ou Breslávia), na Polónia, acolherá no final de 2019 o 42º encontro europeu de jovens da “peregrinação de confiança na Terra”, promovido pela comunidade monástica ecuménica de Taizé (França). 
O anúncio foi recebido entusiasticamente por cerca de 3500 polacos que participam no encontro de Madrid. “No momento em que a construção da Europa encontra grandes resistências e em que as incompreensões se multiplicam entre os países, um encontro na Polónia dará a milhares de jovens a possibilidade de fazer a experiência de que a confiança mútua pode ser construída”, disse o irmão Alois, prior de Taizé, justificando a iniciativa de regressar a Wrocław. 
A cidade polaca, situada na Baixa Silésia, no sudoeste do país (a cerca de 100 quilómetros da fronteira com a Alemanha e um pouco menos da República Checa) receberá o encontro pela terceira vez, depois de ali se terem realizado os encontros de 1989 e 1995. Wrocław foi a primeira cidade do Leste europeu a receber a iniciativa, depois da queda do Muro de Berlim e dos regimes comunistas dos países do Leste). Na Polónia, já se realizaram também encontros em Varsóvia, em 1999, e Poznan, em 2009. 
 O anúncio do próximo encontro, que decorrerá entre 28 de Dezembro de 2019 e 1 de Janeiro de 2020, foi feito num dos pavilhões da feira internacional de Madrid, perante cerca de 20 mil pessoas – muitos madrilenos juntaram-se aos 15 mil jovens inscritos de toda a Europa. O arcebispo de Gniezno e primaz da Polónia, Wojciech Polak, e o bispo auxiliar de Wrocław, Andrzej Siemieniewski, estavam também presentes no momento final da oração da noite, durante a qual foi feito o anúncio. 

O convite chegou a Taizé, desta vez, assinado em conjunto pelo arcebispo católico Józef Kupny, pelo bispo luterano Ryszard Bogusz e pelo presidente da Câmara.

Colocar-se à escuta e despertar a esperança

Durante o ano de 2019, os irmãos de Taizé animarão ainda dois encontros em outras zonas do globo: um grupo de jovens que veio a Madrid, proveniente do Líbano e de outros países do Médio Oriente, traduziram o convite já feito à comunidade de monges no sentido de animar um encontro pela reconciliação entre 22 e 26 de Março próximo. 
Mais tarde, entre 25 de Agosto e 1 de Setembro, a comunidade organiza em Taizé (uma pequena aldeia 100 quilómetros a norte de Lyon, na Borgonha francesa) uma semana especialmente dedicada a jovens adultos dos 18 aos 35 anos, precedida de um fim-de-semana de encontro entre jovens cristãos e muçulmanos, de 22 a 25 de Agosto. 
Finalmente, de 25 a 29 de setembro, será a vez da Cidade do Cabo, na Áfrca do Sul, acolher um encontro de jovens. “Temos muito a aprender, colocando-nos à escuta do que a África do Sul atravessou nestas últimas décadas e de onde está agora”, disse o irmão Alois, na sua meditação do final da oração da noite de domingo, dia 30. 
“O nosso desejo ardente é que desperte a esperança”, disse o irmão Alois. “Confrontados com as grandes dificuldades e desafios do nosso tempo, alguns vêem-se ameaçados pelo desânimo e a desilusão. A experiência de partilhar e a comunhão que vivemos nestes dias [em Madrid] pode animar-nos a olhar o futuro com esperança. (...) Tecer laços, estender pontes sobre  que divide, isso é o que precisam as nossas sociedades.”

Sem comentários: