sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nas vésperas da importante visita do Papa à Terra Santa (Jordânia, Israel e Territórios Palestinianos), foi anunciado esta sexta-feira que as conversações entre o Vaticano e Israel tiveram "progressos significativos". O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita deu a notícia, referindo-se às negociações da comissão mista acerca do estatuto legal e do financiamento da Igreja Católica. O encontro "teve lugar numa atmosfera de grande amizade e num espírito de cooperação e boa vontade".

Os dois lados estão á procura de um entendimento sobre o estatuto legal e finaceiro das propriedades da Igreja Católica em Israel, bem como acerca das actividades comerciais de comunidades cristãs no país. As negociações foram retomadas em 2004 após um hiato de dez anos A Santa Sé e Israel estabeleceram negociações diplomáticas em 1994.

A visita do Papa Bento XVI é apontada no sítio oficial do Governo israelita para o acontecimento como uma "ponte para a paz". Mas ela decorrerá sobre um campo minado, com diferentes facções de ambos os lados do conflito a tentarem explorar a presença do Papa em seu favor, como explica Ruth Ellen Gruber aqui.

A viagem decorre de 8 a 15 de Maio e o Religionline irá dar atenção privilegiada ao acontecimento.

Sem comentários: