quinta-feira, 21 de maio de 2009

O que diz o Alcorão sobre a Matemática?

O que diz o Alcorão sobre a Matemática? O importante papel que o Islão teve e tem nas ciências tal como as conhecemos, nomeadamente na Matemática, está em debate neste sábado, 23 de Maio, às 15h30, no auditório do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva.

Maria Fernanda Estrada, da Universidade do Minho, e o xeque David Munir, da Comunidade Islâmica de Lisboa, debatem com o público a Matemática do Islão. A entrada é gratuita.

O ciclo de colóquios A Matemática das Coisas é uma iniciativa conjunta do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e da Sociedade Portuguesa de Matemática e pretende ajudar a descobrir como é que a Matemática se revela em coisas tão distintas como o aquecimento global, os jogos de bilhar e a religião.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt e www.spm.pt, ou através dos telefones 961 560 926 (Catarina Figueira, Pavilhão do Conhecimento) ou 960 131 220 (Renata Ramalho, Sociedade Portuguesa de Matemática).

1 comentário:

Anónimo disse...

Que seria da Matemática sem algarismos ou álgebra? Independentemente do que o Alcorão possa dizer sobre o assunto os muçulmanos têm tido um papel de relevo em várias descobertas e/ou na sua divulgação nesta área científica.