No “Público” de hoje, um artigo para pensar a Igreja Católica em Portugal em 2011: “O próximo ano trará uma pequena revolução à Igreja em Portugal”.
António Marujo aponta o que está em questão: eleições para a Conferência Episcopal Portuguesa (presidente, mas também para outros cargos e comissões), novos bispos, em breve, nas dioceses de Coimbra, Lamego, Bragança-Miranda e Lisboa, e o resultado da reflexão sobre o documento “Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal”.
Ler texto aqui.
Ler comentário de António Marujo, "A Igreja sabe o que quer?" aqui.
1 comentário:
A Igreja sabe o que quer?
Ontem num percurso a pé do Caminho de Fátima , entrei numa Igreja, para orar um pouco.
Deparei com um padre com um ar zangado junto do altar a explicar que frases os diversos pais de inúmeras crianças, deveriam repetir frases, sem enganos, num baptismo de massas…percebia-se que não houve grande preparação…e iniciou-se o sacramento qual acto de uma qualquer fábrica, monocórdico, sem alegria, sem cânticos, a seco e a despachar…já decorria a cerimónia e ainda continuavam a chegar famílias e crianças para baptizar….
No fundo descuidou-se o importante, a relação com o sagrado, a festa da alegria, da comunhão…. cumpriam-se os rituais mesmo que fossem preceitos, para cumprir calendário…
Sai da Igreja triste e revoltado….e procurei caminhar orando de novo, para que Ele nos ajude a encontrar novas maneiras de ser Igreja…
Acredito que a Igreja instituição em breve vai mudar e muito, pois a continuar nestes moldes, vai ficar de paredes vazias…
Henrique Dias
Enviar um comentário