segunda-feira, 1 de outubro de 2012

«Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia»

Leitura de hoje (Livro de Job, 1,6-22):
"Um dia os filhos de Deus apresentaram-se diante do Senhor, e Satanás ia também com eles.
O Senhor disse-lhe: «Donde vens tu?». Satanás respondeu: «Venho de dar uma volta ao mundo e percorrê-lo todo.»
O Senhor disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job? Não há ninguém como ele na terra: homem íntegro, recto, que teme a Deus e se afasta do mal.»
Satanás respondeu ao Senhor: «Porventura Job teme a Deus desinteressadamente? Não rodeaste Tu com uma cerca protectora a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoaste o trabalho das suas mãos, e os seus rebanhos cobrem toda a região. Mas se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará, mesmo na tua frente.»
Então, o Senhor disse a Satanás: «Pois bem, tudo o que ele possui deixo-o em teu poder, mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.» E Satanás saiu da presença do Senhor.
Ora, um dia em que os filhos e filhas de Job estavam à mesa, e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, um mensageiro foi dizer a Job: «Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles. De repente, apareceram os sabeus, roubaram tudo e passaram os servos a fio de espada. Só escapei eu para te trazer a notícia.»
Estava ainda este a falar, quando chegou outro e disse: «Um fogo terrível caiu do céu; queimou e reduziu a cinzas ovelhas e pastores. Só escapei eu para te trazer a notícia.»
Falava ainda este, e eis que chegou outro e disse: «Os caldeus, divididos em três grupos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos, depois de terem passado os servos a fio de espada. Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.»
Ainda este não acabara de falar, e eis que entrou outro e disse: «Os teus filhos e as tuas filhas estavam a comer e a beber vinho na casa do irmão mais velho quando, de repente, um furacão se levantou do outro lado do deserto e abalou os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.»
Então, Job levantou-se, rasgou as vestes e rapou a cabeça. Depois, prostrado por terra em adoração, disse: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!»
Em tudo isto, Job não cometeu pecado, nem proferiu contra Deus nenhuma insensatez".
Job és tu, sou eu, somos nós, já fomos ou seremos. Quem sabe?
Como não haveria ele de rasgar as vestes, se tudo à sua volta de repente ruiu, como um baralho de cartas - os bens e os próprios filhos?
Ali ficou ele, desapossado, só, nu, ele, sem próteses nem extensões, sem âncoras nem subterfúgios. O interesseiro, segundo Satanás, abriu a alma: «O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!»

2 comentários:

PAULO BATEIRA disse...

Gostava de chamar a atenção para o perigo em que os sapienciais se podem converter: parecem «evidentes», contudo… Para além do Livro de Job, o mesmo se pode passar com outros livros (p. ex., o Eclesiastes: «Há um tempo para tudo…»).

É bom lembrar que, pelo menos para mim, o epílogo é divinal: Deus, o Deus bíblico, é o que não entra na história do Mal que acontece a Job. Deus não tem nada a ver com o Mal, não o deseja e por isso não pode ser «metido» nesta história que tem pouco de bíblica e muito de sabedoria grega… Por isso, ao terminar, o livro de Job diz que Deus «abençoou, muito mais do que a antiga condição de «testado» (condição de farrapo…), a nova condição de «desprecoupação e fartura» de Job!

«Enquanto Job rezava pelos seus amigos, o Senhor restituiu-o ao seu primeiro estado e aumentou, no dobro, tudo o que antes possuía. (…) O Senhor abençoou a nova condição de Job, mais do que a antiga, e Job chegou a possuir catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Teve também sete filhos e três filhas;» (Jb 42:10.12-13)

O Mal é a manifestação da realidade finita: o Mal faz parte do mundo humano… mas não da realidade divina, do Reino de Deus. Deus não tem poder sobre o Mal (Deus nunca poderá ser ‘usado’ como talismã ou exorcista…). O Mal é tarefa humana!

Sendo assim, através do Livro de Job, Deus diz-nos: ‘toca a arregaçar as mangas!, que Eu não acho gracinha nenhuma a lamúrias…’

Os sapienciais são um perigo! (até porque são literatura pouco ou nada semita – mas isto já são contas de um outro rosário…)

Paulo Bateira

maria disse...

um desafio permanente.