domingo, 4 de janeiro de 2015

Encontros de Santa Isabel: Um Sínodo diocesano para não deixar as coisas como estão

Agenda

Um Sínodo Diocesano para não deixar as coisas como estão é o tema genérico dos Encontros de Santa Isabel, que começam esta segunda-feira em Lisboa, promovidos pela paróquia de Santa Isabel. Os encontros decorrem no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (R. Saraiva de Carvalho), muito próximo da igreja paroquial.
Os encontros 2015 tomam como ponto de partida o número 25 da Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho. Nesse número, escreve o Papa Francisco: “Não ignoro que hoje os documentos não suscitam o mesmo interesse que noutras épocas, acabando rapidamente esquecidos. Apesar disso sublinho que, aquilo que pretendo deixar expresso aqui, possui um significado programático e tem consequências importantes. Espero que todas as comunidades se esforcem por actuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma ‘simples administração’. Constituamo-nos em ‘estado permanente de missão’, em todas as regiões da terra.
Os encontros deste ano, que decorrem sempre às segundas-feiras, começam por ouvir, dia 5, “Notícia de outros Sínodos Diocesanos, com Maria Cortez de Lobão, da diocese de Beja, e Luís Miguel Ferraz, de Leiria-Fátima. “Que sonho missionário?” é a pergunta a que responderá o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no dia 12. A 19, o professor da Universidade Católica, José Eduardo Borges de Pinho, intervém sobre “O Sínodo Diocesano: interpelações às comunidades cristãs locais”. Dia 26, frei Isidro Lamelas aborda “A sinodalidade das comunidades primitivas”.

Sem comentários: