segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Reitora da Católica admite que é necessário aliar "matriz católica" à "excelência" nos cursos de Economia da Universidade


A nova reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Maria da Glória Garcia, admite, em entrevista à edição de Janeiro da “Família Cristã”, que é necessário aliar “a matriz católica e os seus valores e ética” à “excelência” e à “competição internacional e ao nível da globalização” nos cursos da UCP.
Respondendo à pergunta sobre as críticas à orientação dos cursos de Economia e Gestão, a reitora afirma: “Nós temos aqui duas linhas de força: a matriz católica e os seus valores e ética; e a linha da excelência e da competição internacional e ao nível da globalização. O que está aqui em causa é fazer um bom casamento entre estas duas linhas. Pegarmos no que de melhor se faz em termos de investigação na área da Economia e da Gestão, e aquilo que são as bases da nossa forma de estar no mundo, que é uma forma de estar católica.”
Nos últimos anos, em diferentes ocasiões e em diversos âmbitos eclesiais, foram várias as chamadas de atenção para a perspectiva ideológica dos cursos de economia e gestão. Ainda recentemente, várias vozes o fizeram durante uma iniciativa da Comissão Nacional Justiça e Paz.
A reitora Glória Garcia diz que “a Doutrina Social da Igreja é ensinada em todos os cursos da UCP” e que “há uma disciplina comum a todos eles que é no fundo a nossa matriz de ensino”. E acrescenta: “É dentro dessa linha de pensamento que os cursos são estruturados. Poderíamos fazer mais? Essa é a questão, e nada melhor que momentos de crise para repensarmos tudo isso. Temos de pensar aquilo que a universidade ainda não foi, e este retorno de que já falámos é reflexivo, é um retorno para se refletir sobre o projeto, sobre aquilo que somos em termos de universidade, a nossa matriz, e o que pode ser feito nessa linha.”
A foto é da "Família Cristã" e a entrevista pode ser lida na íntegra aqui.

Sem comentários: