quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Um percurso e um desafio


Exposição

João de Almeida foi padre e é um artista multifacetado, além de ter sido um dos expoentes do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR), a par de outros como Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas, José Escada, Manuel Cargaleiro ou Eduardo Nery. Autor das igrejas de Moscavide (com António Freitas Leal) e de Paço d’Arcos, a sua carreira incluiu também remodelações de espaços (Museu Nacional de Arte Antiga, Convento das Bernardas, Convento das Chagas em Vila Viçosa e Paços do Concelho de Lisboa, após o incêndio de 1996), projectos de residências e edifícios de escritórios (como o da Expo 98), desenho de objectos (arte sacra, como a custódia aqui reproduzida, e mobiliário) e, mais recentemente, pintura.
Na criação do MRAR, foi decisiva a colaboração de João de Almeida, durante dois anos, no ateliê de Hermann Baur, um dos grandes renovadores da arquitectura religiosa de meados do século XX. Baur concebeu mais de 25 igrejas na Suíça, Alemanha e França, como conta João Alves da Cunha num dos textos do catálogo desta exposição. O arquitecto português trouxe desse “estágio”, além da colaboração com grandes artistas e teólogos europeus (por exemplo, Vieira da Silva ou Hans-Urs von Balthasar), a vontade de, com outros, renovar a arte sacra. Além da revisitação de um percurso importante, esta mostra é uma forma de recolocar desafios também ao nível da arquitectura religiosa e da arte sacra.

(Texto publicado na revista Mensageiro de Santo António, Janeiro de 2013; aqui pode ler-se uma notícia sobre um encontro que, em Dezembro, reuniu antigos membros do MRAR; no final, estão indicadas várias ligações para outros textos relacionados com o mesmo movimento; na imagem: Custódia em prata dourada, do Colégio do Ramalhão, reproduzida a partir do catálogo "João de Almeida - Arquitectura, Design, Pintura)

João de Almeida – Arquitectura, Design, Pintura
Casa-Museu Medeiros e Almeida
R. Rosa Araújo, 41 - Lisboa
Segunda a Sexta: 13h-17h30; Sábado 10-17h30
Até 19 de Janeiro


Sem comentários: