sexta-feira, 27 de abril de 2018

Mulheres no Santo Ofício e mística feminina

Crónica/Agenda

No JN de segunda-feira passada, Fernando Calado Rodrigues escrevia sobre a nomeação de três mulheres para a Congregação da Doutrina da Fé, do Vaticano: 

O Papa Francisco deu mais um sinal claro da sua determinação em dar mais relevo às mulheres no interior da Igreja Católica. No sábado passado, pela primeira vez, foram nomeadas três peritas como consultoras da Congregação da Doutrina da Fé. Nunca antes esse encargo tinha sido assumido por leigos, era sempre reservado a clérigos.

A partir de agora o conjunto dos consultores daquela Congregação - que já teve a designação de Santa Inquisição Romana e Universal e que, depois, se chamou Congregação do Santo Ofício – passa a ser maioritariamente feminino. É composto por dois consultores clérigos e três leigas. Tem dois especialistas em Direito Canónico, a legislação que regula a Igreja Católica – o P. Manuel Arroba Conde e a Doutora Linda Ghisoni; e três teólogos – o P. Sergio Paolo Bonanni e a professora Michelina Tenace, docentes de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e a professora Laetitia Calmeyn, que também ensina teologia no Collège des Bernardins, em Paris.
(o texto pode continuar a ser lido aqui)


Vale a pena referir desde já, a propósito, que o Graal – Movimento internacional de mulheres cristãs organiza, entre 23 e 27 de Julho, na Golegã, o seu VIII programa de Verão Mulheres Teologia e Mística, desta vez dedicado ao tema A Escada de Jacob: “Não te deixarei partir enquanto não me abençoares.” (Gn 32, 27). O itinerário prevê dois assuntos fundamentais: Dinâmicas do desejo e procura espiritual no mundo actual(a abordar por Teresa Messias) e Experiências religiosas extraordinárias no cristianismo das origens(Esther Miquel). Conversas sobre teologia e política, confronto com Deus, e arquitectura, além de oficinas várias, estão também incluídas. Mas informações através do endereço mtm.graal@gmail.comou do telefone 927 949 387. 

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada pela iniciativa.