sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ségné, vin sové nou!*

A foto de Eduardo Muñoz, da Reuters, foi já publicada, entre outros sites e média, pela Ecclesia. Mostra o crucifixo (do que sobra) da catedral de Port-au-Prince. Um símbolo da capital do Haiti, exangue depois do terramoto de terça-feira. No La Croix desta sexta (e no site do jornal), vários textos falam das urgências humanitárias, da fé dos haitianos, das diásporas e de como três artistas haitianos olham para o que se passa. "O que me reconforta", diz o comediante e encenadoir Jean-René Lemoine, "são todas essas pessoas que me desafiam a saber como agir."

Na Ecclesia, está uma notícia importante: as dioceses católicas portuguesas poderão vir a encaminhar as renúncias quaresmais deste ano para auxiliar a população no Haiti, de acordo com a possibilidade admitida esta manhã por D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, à margem do congresso sobre o presbítero "À Escuta da Palavra", que hoje termina em Braga.

Também na Ecclesia, já na quinta-feira, se apresentava uma lista das ajudas de organizações católicas. No site do Público, apresentam-se várias organizações humanitárias (incluindo algumas religiosas) que também preparam acções de socorro ao povo crucificado do Haiti.

* título da capa do La Croix de sexta-feira, em francês crioulo do Haiti; significa "Senhor, vem salvar-nos!"

1 comentário:

Nathaly Dutra disse...

Adorei todo o conteudo.