quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Papa Francisco: terra, tecto e trabalho “são direitos sagrados”



Campo de jogos do Projecto de Utilidade Social Romerillo, 
dinamizado por Kcho em Cuba (foto reproduzida daqui)

O Papa Francisco condenou as causas estruturais da pobreza e afirmou que terra, tecto e trabalho “são direitos sagrados”. Muitas pessoas não entendem “que o amor aos pobres está no centro do evangelho”, acrescentou.
Estas afirmações foram feitas, ontem, num discurso do Papa perante os participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, que decorreu desde segunda-feira e hoje mesmo terminou no Vaticano, uma iniciativa inédita organizada pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz, com a colaboração da Academia Pontifícia das Ciências Sociais e líderes de vários movimentos.
No seu discurso, o Papa referiu-se ao encontro como “um grande sinal”: os seus participantes colocaram diante de Deus, da Igreja e do mundo “uma realidade muitas vezes silenciada: os pobres não só padecem a injustiça como também lutam contra ela”. (Facto é que, entre ontem e hoje, na maior parte da comunicação social, dominaram os textos sobre a intervenção do Papa perante os membros da Academia Pontifícia das Ciências, que se limitou a repetir aquilo que é a linha oficial da Igreja há já várias décadas; ou seja, a maior parte dos jornais, rádios e televisões deram primazia ao que não era novo sobre aquilo que é inédito...)
No seu discurso perante os dirigentes dos movimentos populares, o Papa disse que os pobres “não se contentam com promessas ilusórias”. E acrescentou: “Tão pouco estão esperando, de braços cruzados, a ajuda de ONG, planos assistenciais ou soluções que nunca chegam. (...) os pobres já não esperam e querem ser protagonistas, organizam-se, estudam, trabalham, reclamam e, sobretudo, praticam esta solidariedade tão especial que existe entre os que sofrem, entre os pobres e que a nossa civilização parece ter esquecido ou pelo menos tem muita vontade de esquecer.”
Sobre a solidariedade, aliás, o Papa afirmou que a palavra nem sempre cai bem. Mas ela traduz o “pensar e actuar em termos de comunidade, de prioridade de vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns”. Solidariedade é também lutar “contra as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, de terra e de casa, e contra a negação dos direitos dos direitos sociais e laborais”. E é ainda “enfrentar os efeitos destruidores do império do dinheiro: as deslocações forçadas, as emigrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência” e todas as realidades que “somos chamados a mudar”. E concluiu: a solidariedade “é um modo de fazer história e isso é o que fazem os movimentos populares”.

O encontro, acrescentou o Papa, corresponde a um desejo que hoje vemos cada vez mais longe da maioria: “terra, tecto e trabalho” – aspectos que desenvolveu depois no discurso. E ironizou: “É estranho mas, se falo disto, para alguns significa que o Papa é comunista.”
O texto do discurso está disponível na íntegra em espanhol, aquie podem ler-se notícias em português aqui e aqui.
Juan Grabosi, responsável da Confederação dos Trabalhadores de Economia Popular e membro do Comité Organizador do encontro, sublinhara, na apresentação do encontro, que conheceu o actual Papa quando ele arcebispo de Buenos Aires. Nessa época, disse, o então cardeal Bergoglio solidarizou-se com a luta de muitos excluídos em momentos muito difíceis.
“Francisco convoca-nos hoje novamente, já a partir de uma perspectiva universal, aos pobres e aos povos pobres (...) por essa dignidade que nos roubaram e pela justiça social”, acrescentou.
(mais informação sobre o encontro, em espanhol, também aqui)

2 comentários:

Teresa Toldy disse...

É "curioso" como este discurso do Papa foi tão pouco noticiado... Acabou por se dar mais relevo ao discurso à Academia Pontifícia das Ciências e ao Big Bang...

Anónimo disse...

O discurso e noticias, em português, sobre este importante encontro, podem ser encontrados aqui:

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/536809-quando-eu-falo-de-terra-teto-e-trabalho-dizem-que-o-papa-e-comunista-discurso-de-francisco-aos-movimentos-populares