terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Músicas que falam com Deus (17) - para o tempo de Natal#4 - Lopes-Graça, o Natal e as metamorfoses


São canções originárias do Minho, das Beiras, Alentejo, Trás-os-Montes, Ribatejo, Douro e Madeira. São canções de Natal e das Janeiras. Ou criadas por Fernando Lopes-Graça para crianças a partir de textos do património cultural e religioso natalício. Este duplo disco, segundo volume da obra coral a capella do compositor, recupera as criações de Lopes-Graça para este tempo de Natal, fruto do seu trabalho a partir do património e das tradições musicais populares.

Ateu e comunista confesso, Lopes-Graça respeitava profundamente a cultura religiosa portuguesa e compôs mesmo vários Salmos e um Requiem, como recorda Sérgio Azevedo no texto de apresentação do disco. Quer no caso das duas Cantatas de Natal, dos Três Cantos dos Reis (aqui gravados pela primeira vez) e do Presente de Natal para as Crianças, evidencia-se todo o trabalho de filigrana de Lopes-Graça na recolha e preservação desse património único que a cultura portuguesa foi forjando, bem como na sua recriação.

Entre as composições que estes dois discos apresentam, incluem-se “Do varão nasceu a vara”, “Pela noite de Natal”, “Deus lhe dê cá boas noites”, “Estas casas são mui altas”, “O Menino da bandeirinha vermelha” ou ainda o “Acordai, Senhora”, que se aproxima da “Heróica” que adopta um texto de José Gomes Ferreira, “Acordai!”

Sérgio Azevedo resume: “De forma magistral, o idioma de Fernando Lopes-Graça funde o melhor do nosso património musical erudito e popular numa linguagem única, intrinsecamente ibérica, intemporal, rude e sofisticada ao mesmo tempo, uma linguagem que, desde os primeiros compassos, e seja qual for o material usado como base para a sua composição, é inequivocamente a sua.”

#4
Acerca deste disco, Manuel Vilas Boas entrevistou neste dia de Natal, na TSF, o director do Lisboa Cantat, Jorge Carvalho Alves, possibilitando também a escuta de algumas das músicas.

No Público, Alfredo Teixeira fala das metamorfoses do Natal e das suas tradições, citando, entre outros sinais, as cantatas de Lopes-Graça.

Sem comentários: